“Cedo”
“Cedo” é o primeiro single da banda paulistana Celacanto. Abrindo caminho para o lançamento de seu álbum de estreia, a música chega às plataformas no dia 6 de fevereiro.
É uma música romântica, que retrata tanto a delicadeza quanto a intensidade do amor através de imagens naturalistas e íntimas. Na letra, verão, areia, céu azul e sol se misturam a observações pessoais e declarações abertas, oferecendo uma visão apaixonada e otimista sobre o romance.
A música foi a primeira no repertório da banda a ser escrita. Composta em 2019, a proposta da faixa era abordar por uma perspectiva própria a canção romântica do pop rock brasileiro dos anos 1990 e 2000. Liricamente, Skank e Nando Reis foram referências importantes, ajudando a dar contorno às inspirações biográficas por trás de “Cedo”. Os elementos musicais, de outro lado, foram concebidos com influência dos primeiros álbuns do Tame Impala, junto de acenos às canções dos Beatles na fase iê-iê-iê.
Assim como nas demais composições da Celacanto, todos os membros atuaram no arranjo de “Cedo”. As guitarras, borbulhantes e entrelaçadas, são contrapostas pela firmeza do baixo. Uma bateria presente, por sua vez, sustenta a vivacidade da faixa. No refrão, marca presença o sintetizador de Luiz Martins (Lauiz, Pelados) - produtor do single e do álbum da banda -, dando força ao canto de “sol, bem o sol, nada além do sol”.
“Cedo” foi gravada no Estúdio Orgânico por Eduardo Barco (guitarra), Giovanni Lenti (bateria), Matheus Arruda (baixo) e Miguel Lian (voz/guitarra/violão). O single é um lançamento do selo Matraca Records, que também lançará o álbum de estreia da Celacanto ainda no primeiro semestre de 2025.
celacanto.wav@gmail.com