UM

 
 


“UM” é o álbum de estreia de Gabriel Milliet, multi-instrumentista e compositor. Com lançamento previsto para o dia 01 de setembro, o trabalho marca o retorno do artista à cena musical de São Paulo depois de cinco anos vivendo fora do Brasil. 

Antecedido pelos singles/clipes Silêncio Brutal e O Sol e O Mar – ambos lançados pela Matraca Records – “UM” conta com colaborações de Biel Basile (bateria, percussão e coprodução musical), Jarno van Es (piano), Fuensanta e Sanem Kalfa (voz), Teresa Costa (flautas), Lucas Bernardo (violino) e Pedro Ivo Ferreira (contrabaixo).

Gravado quase todo num estúdio/container em Amsterdam, entre julho de 2021 e abril 2022, o disco reflete sobre distância, saudade do lugar de origem, a cidade de São Paulo, amigos, viagens, escolhas, sobre as coisas que acontecem na gente quando vivemos como estrangeiros e, por fim, sobre buscar o novo e estar no presente. 

A sonoridade é nítida e mesmo os trechos mais barrocos ou impressionistas dos arranjos não mascaram o lado emocional franco e sincero do trabalho. Há influências e ressonâncias de trabalhos clássicos de artistas como Paul Simon, Cat Stevens, Belchior, Zé Rodrix, Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Maurício Pereira e Victor Jara.  É um disco íntimo, quase todo em primeira pessoa, para ser escutado como carta, como conversa com um amigo distante.